a
a
1-677-124-44227
184 Main Collins Street West Victoria 8007
Mon - Sat 8.00 - 18.00 Sunday CLOSED
Back to top

Comunicação com Argumento

Para aqueles que não se sentem criativos

Criatividade é a primeira ferramenta do empreendedor, mas como empreender quando você não se sente criativo?

Os artistas têm a sorte de viverem dentro de um universo de criatividade, por isso as pessoas associam a criatividade às artes como pintura, design, musica… mas a verdade é que a criatividade não se resume apenas à arte: ela está literalmente dentro de todas as pessoas capazes de superar desafios.

A resolução de problemas e a forma como enfrentamos desafios diários são, também, outra forma de criatividade. E essa criatividade mais lógica e menos abstrata que é o ponto forte do empreendedor.

Então quando você ouvir sobre empreendedorismo sendo associado à criatividade e à inovação, não precisa ter medo de não se encaixar. Com certeza a sua história de vida já te colocou frente a problemas e desafios onde sua criatividade foi testada.

Já pensou o quanto você já foi criativo, mas não sabia que estava sendo?

Agora, a criatividade é sim uma habilidade e ela pode ser cultivada para você se tornar cada vez mais criativo. Como?

  1. Desafiando padrões: trabalhando sua mente para pensar em ideias e soluções que estão fora ( ou vão além ) daquilo que você ( ou o resto do mundo ) vê como uma regra geral.
  2. Não tendo medo de errar: o medo faz a gente se intimidar e arriscar menos. É preciso tirar o filtro do medo para explorar soluções mais criativas. Lembre-se: quando se trata de exercício de criatividade, não existe resposta errada.
  3. Coragem de sair da rotina: Nossa rotina é confortável, mas não nos desafia a pensar diferente. Por isso é preciso “tentar coisas novas” pra sua mente começar a trabalhar ideias novas.
  4. Faça mais perguntas: Ao invés de deduzir, pergunte mais. Ouça o que as pessoas têm a dizer. Mesmo que você esteja convicto, ouvir outras pessoas gera material pra sua mente trabalhar.

Mas você não precisa decorar isso. Só aprende uma coisa: a criatividade é a nossa mente tentando reacomodar tudo aquilo que já vimos, ouvimos, experimentamos e conhecemos. Por isso quanto mais coisas novas e diferentes você ver, ouvir, experimentar e conhecer, mais material você vai dar pro seu cérebro trabalhar ideias criativas e, até, inovadoras.

Além das dicas práticas, beba bastante água, durma a quantidade certa de horas que seu corpo precisa pois a criatividade depende que sua mente esteja em pleno funcionamento.

Post a Comment